musicas











{maio 6, 2010}   A Origem da Música Sertaneja

No Brasil, chama-se de Música Sertaneja o estilo musical que se produz por artistas interioranos, de melodia simples e melancólica com letras de temáticas românticas e ingênuas.
O adjetivo “sertanejo”, originalmente, se refere a tudo que é próprio dos “sertões”, ou seja, do interior rural do Brasil (estados de
Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, e interior de São Paulo).
Originalmente, era chamado de “sertanejo” apenas o tipo de música composto e executado por artistas das zonas rurais, utilizando instrumentos artesanais e típicos da época colonial, como
viola, sanfona e gaita. No entanto, a partir da década de 1980, tem início uma exploração comercial do estilo. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno, que alcança o seu auge entre 1988 e 1990. Em seguida, começa uma decadência do estilo na mídia, a música sertaneja perde bastante popularidade, mas continua sendo ouvida principalmente em áreas rurais do Centro-Sul do Brasil. No entanto, no início da década de 2000, inicia-se uma espécie de “revival” desse estilo, principalmente devido à sucesso de duplas como Bruno & Marrone e Edson & Hudson, e sua ampla divulgação na mídia, sobretudo a televisiva.
Para diferenciar o sertanejo artesanal (Alvarenga & Ranchinho, Pena Branca & Xavantinho) do sertanejo industrial, cunha-se o termo música caipira para os primeiros.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: